BLOG

Nódulos Tireoideanos

Última Atualização:


“Tenho um nódulo na tireoide”

Pode ser que você já tenha escutado alguém próximo a você dizer essa frase ou você recebeu a informação de que você tem um nódulo na tireoide. Mas o que é a Tireoide? Nódulos são sempre Câncer?

Sua glândula Tireoide é um órgão endócrina (que produz hormônios) em forma de borboleta localizada no pescoço, abaixo do “pomo de Adão”, que é a cartilagem tireoidea. Produz os hormônios tiroxina (também chamado de T4) e triiodotironina (também chamado de T3). Esses hormônios desempenham um importante papel em certas funções corporais como nosso metabolismo, a temperatura corporal e o pulso (frequência cardíaca).

Nódulos são como “caroços”, lesões geralmente arredondadas que crescem de maneira anômala na Tireoide. Mais de 90% dos nódulos detectados em adultos não são cancerígenos (benignos), mas podem representar Câncer de tireoide em aproximadamente 4,0% a 6,5% dos casos.

Qualquer pessoa pode ter um nódulo de tireoide, incluindo crianças e adultos. No entanto, eles são cerca de quatro vezes mais comuns mulheres do que em homens. Outros fatores que levam a um risco aumentado de nódulos tireoidianos incluem:

⦁ História familiar de nódulos tireoidianos ou câncer de tireoide.
⦁ Tabagismo.
⦁ Síndrome metabólica.
⦁ Consumo de álcool.
⦁ História de radiação da tireóide.

Quando devo me preocupar com nódulos na tireoide?
Na maioria dos casos, os nódulos da tireoide não são motivo de preocupação. Mas, embora a grande maioria dos nódulos da tireoide seja benigna, alguns nódulos da tireoide contêm câncer.
Por esse motivo, é prudente passar por uma consulta médica para que o nódulo seja avaliado e diagnosticado como benigno. Como em todos os casos de câncer, quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, melhor.

Quais sintomas os nódulos da tireoide podem causar?
A maioria dos nódulos da tireoide não causa sintomas e não podem ser vistos ou palpados. No entanto, se você tiver vários nódulos ou nódulos grandes, poderá vê-los.

Em casos raros, os nódulos podem crescer o suficiente para causar os seguintes sintomas:

⦁ Problemas para engolir ou respirar.
⦁ Rouquidão ou alterações na voz.
⦁ Dor na frente do pescoço.
⦁ Aumento da glândula tireoide (Bócio).

Nódulos tireoidianos hiperfuncionantes podem levar à superprodução de hormônios tireoidianos, também conhecida como hipertireoidismo. Os sintomas do hipertireoidismo incluem:

⦁ Batimentos cardíacos acelerados (palpitações).
⦁ Sentir-se trêmulo e/ou nervoso.
⦁ Perda de peso.
⦁ Aumento do apetite.
⦁ Diarreia e movimentos intestinais mais frequentes.
⦁ Glândula tireoide aumentada (bócio).
⦁ Alterações Menstruais

Os nódulos da tireoide também podem estar associados a baixos níveis de hormônio tireoidiano (hipotireoidismo). Os sintomas do hipotireoidismo incluem:

⦁ Fadiga.
⦁ Dormência e formigamento nas mãos.
⦁ Ganho de peso.
⦁ Pele e cabelos secos e ásperos.
⦁ Constipação.
⦁ Depressão.
⦁ Alterações Menstruais.

O que causa nódulos na tireoide?
As pesquisas científicas ainda não explicam exatamente por que a maioria dos nódulos da tireoide se forma. Os nódulos podem se formar por vários motivos e existem diferentes tipos, como os de aspecto cístico (que são preenchidos por líquido) e os sólidos (que são formados por células tireoidianas alteradas).

Como os nódulos da tireoide são diagnosticados?
Às vezes, você mesmo pode sentir ou ver um nódulo de tireoide, ou ele ser descoberto no exame físico durante uma consulta médica. Em muitos casos, os nódulos são identificados no Ultrassom de Tireoide solicitado por um clínico geral ou ginecologista, por exemplo.

Quais exames serão feitos para diagnosticar e avaliar os nódulos da tireoide?
Além do exame físico, realizado com a palpação do Pescoço com as mãos na consulta, podemos pedir diversos exames para uma melhor avaliação dos nódulos:

Exame de sangue da tireoide : Este teste verifica os níveis de hormônio tireoidiano no sangue. Os níveis hormonais geralmente são normais, mesmo se você tiver nódulos, mas podem ser anormais em alguns casos e apontar para doenças da tireoide.

Ultrassom da tireoide : é um exame de imagem que usa ondas sonoras para criar imagens da glândula tireoide. Pode determinar se um nódulo é sólido ou um cisto cheio de líquido.  Este teste também verifica o crescimento de nódulos e ajuda a encontrar nódulos que são difíceis de sentir. 

Biópsia com agulha fina: Com este teste, uma agulha muito fina é utilizada coletar uma amostra de células de um ou mais nódulos da tireoide. Eles então enviam as amostras para um laboratório para avaliação. 

Cintilografia da tireoide: neste teste, você toma uma pequena quantidade de iodo radioativo por via oral. Seu médico verificará quanto de iodo radioativo os nódulos da tireoide absorvem e quanto é absorvido pelo tecido tireoidiano normal. Isso fornecerá mais informações preciosas sobre os nódulos da tireoide, ajudando a descrevê-los.

Como são tratados os nódulos da tireoide?
O tratamento depende do tipo de nódulo tireoidiano. As opções de tratamento incluem:

Iodo radioativo: Pode-se utilizar o iodo radioativo para tratar nódulos tireoidianos hiperfuncionantes e bócios com vários nódulos. Sua glândula tireoide absorve o iodo radioativo, fazendo com que os nódulos diminuam de tamanho.

⦁ Cirurgia: A cirurgia para remover os nódulos é o melhor tratamento para nódulos que são cancerígenos, causam sintomas obstrutivos como problemas respiratórios ou de deglutição e são “suspeitos” (não podem ser diagnosticados sem serem removidos cirurgicamente e examinados).

⦁ Observação: Se os nódulos não forem cancerígenos, você e seu médico podem decidir que você não precisa ser tratado neste momento. Caso acompanhe comigo, iremos marcar consultas e novos exames em intervalos de tempo para acompanhar de perto os nódulos.

Os nódulos da tireoide podem ser evitados?
Como as pesquisas ainda não sabem o que causa a maioria dos nódulos da tireoide, não podemos evitá-los na maioria dos casos.
Você pode, no entanto, tentar diminuir o risco de desenvolvê-los gerenciando certos fatores de risco e tendo um estilo de vida saudável com boa dieta e atividades físicas. Por exemplo, se você fuma cigarros, é importante parar. Também é fundamental garantir que você obtenha iodo suficiente em sua dieta. Se você usa sal de mesa iodado, de acordo com a Lei Brasileira, provavelmente está consumindo o suficiente.

Qual é o prognóstico para nódulos de tireoide?
O prognóstico para nódulos tireoidianos não cancerosos (benignos) é ótimo. Eles geralmente não precisam de tratamento e apenas cerca de 1% dos nódulos tireoidianos benignos causam doença tireoidiana, que é tratável.

O prognóstico para nódulos tireoidianos cancerosos (malignos) varia muito, dependendo de vários fatores, incluindo:
⦁ O tipo de câncer.
⦁ Sua idade no momento do diagnóstico.
⦁ O tamanho do nódulo/tumor.
⦁ Se se espalhou para tecidos próximos, como gânglios linfáticos.
⦁ Se se espalhou (metástase) para partes distantes do seu corpo.

Se você tem câncer de tireoide, é fundamental que tire todas as dúvidas a respeito do tipo de câncer e seu tratamento.
Os nódulos da tireoide são muito comuns e geralmente não são motivo de preocupação. No entanto, ainda é importante se consultar ao notar um caroço na tireoide (na frente do pescoço) ou receber essa informação em um “exame de rotina”.

Estou à disposição dos meus pacientes para conversarmos sobre os nódulos da tireoide e seu tratamento.

Caso tenham ficados duvidas ou você deseje passar por consulta comigo, agende seu horário e ficarei feliz em te atender.

Dr.ª Camila Bauli


FONTE:
https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/13121-thyroid-nodule